Introdução

Esse é um resumo do vídeo “Leandro Karnal fala sobre ética em ambientes profissionais”, uma entrevista do canal Tribunal Superior do Trabalho ao filósofo Leandro Karnal. O resumo foi realizado para o cumprimento de uma atividade do curso de Logística, da instituição SENAI, e decidi registra-la aqui.

Ética no ambiente de trabalho

Primeiramente, oque é a Ética? Ética é o estudo de valores que permitem a convivência harmônica, a busca entre o bom e o belo, a busca da vida politica. Ela rege a capacidade que temos de estabelecer sociabilidade, sociedade, relações, sem a destruição do outro, sem a invasão do espaço do outro, e sem a imposição dos meus valores sobre o outro. Toda ética se baseia no respeito ao espaço do outro, o primeiro passo da ética nos chamamos pequena ética, etiqueta, que se refere a convivência cotidiana com o espaço o outro. Depois a compreensão no ambiente de trabalho, que a hierarquia existe, e que cada um tem suas funções, suas delimitações, e independente da minha posição no organograma do poder, todos são iguais perante a lei e capazes do exercício da convivência.

O ambiente profissional é o ambiente mais claro, onde as pessoas estão sem ter a mesma intimidade familiar, e o mesmo distanciamento da política. É no ambiente de trabalho que exercemos algo acima da afetividade da família, e abaixo do grande distanciamento da política, o grande exercício da ética é no ambiente de trabalho. Já que nos temos a convivência da diversidade, por exemplo, a diversidade de
gêneros, a diversidade de formações, a diversidade de origens sociais, a primeira questão é a do respeito. Então quando utilizo o meu poder ou minha função para exercer algum tipo de invasão do espaço alheio, eu estou quebrando essa ética, ou seja, devemos entender que o ambiente de trabalho não tem a intimidade da família, logo, eu não posso tratar as pessoas como se fossem íntimos familiares. Entender que a diferença entre gênero e hierarquia, são diferenças de serviço. Devemos seguir a regra de ouro da moral e das religiões, “Fazer ao outro o que você quer que faça a você mesmo”.

A todo estante devemos fazer uma reflexão sobre como estamos exercendo a ética, a ética só existe se ela for cultivada como uma capacidade de aperfeiçoamento. Todos nascemos sem ética, todos podemos aprimora-la, por isso é necessário um código de ética, é necessário a atividade do debate, e é necessário a atividade da avaliação da ética. Temos que produzir a sensibilidade ética, que é a sensibilidade ao outro, que fará uma negociação positiva entre o meu bem, e o bem alheio, para a produção do bem comum. A ética rege esses três polos: o eu, o tu, e o nós, e o nós só exste através
do debate, da melhoria e da crítica permanente.

Temos que entender que pode haver demanda, pedido de trabalho, mas que ele nunca passará pela sedução, ou, pelo exercício de poder, que ignore a especificidade da outra pessoa. Devemos pensar em um cargo como um estado momentâneo, ou seja, “eu ESTOU coordenadora”, “eu ESTOU chefe”, “eu ESTOU presidente”, isso significa que temos que lembrar que servimos a outras pessoas, é um exercício de estar, e não de ser, como já citado: “eu ESTOU chefe”, e não “eu SOU chefe”.

Para melhorar o ambiente de trabalho e torna-lo mais saudável e ético devemos, primeiro, criar eventos e trazer debates, entrevistas e questões. Temos que refletir sobre o código de ética atual, temos que demonstrar que o ser humano pode ser aperfeiçoado, que tudo que for próprio do ser humano pode ser transformado e melhorado. É do exercício humano, perfectível, aperfeiçoável, que podemos constantemente produzir algo melhor, por isso, que nos temos pessoas mais éticas, e pessoas menos éticas, porque ética é um esforço pessoal de cultivo diário. Não basta só dizer “agora o tribunal é ético porque tem um código”, é preciso um exercício, constante, diário, cotidiano, e uma meta a ser atingida. Nunca seremos integralmente éticos, mas nos podemos melhorar a partir do ponto que estamos.


Referências

Leandro Karnal fala sobre ética em ambientes profissionais: https://www.youtube.com/watch?v=pEXhGE7Fd6s